Orzil News
Brasília, April 26, 2024 11:19 AM

Webinar orienta gestores da educação sobre prestação de contas do PDDE

Publicado em: 16/10/2021 16:10 | Atualizado em: 16/10/2021 16:10
Promovido pelo FNDE, encontro ocorreu nesta quinta-feira, dia 14

OFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou nesta quinta-feira, dia 14, mais um webinar para capacitação de técnicos, gestores educacionais e comunidade escolar em geral. Desta vez, os participantes receberam orientações sobre a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Na abertura do evento, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, ressaltou a importância do programa. “Quero parabenizar as mais de 10 mil pessoas que mostraram interesse em participar dessa importante capacitação sobre prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola, o nosso PDDE -programa criado em 1995 com o objetivo de prestar assistência financeira às escolas públicas de educação básica a fim de contribuir para a manutenção e a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino”, afirmou.

Em sua apresentação, o diretor de Ações Educacionais, Garigham Amarante, destacou a relevância de os entes federativos estarem atentos ao processo de prestação de contas do PDDE. “Todas as escolas públicas de educação básica podem participar desse programa. Assim, nos organizamos para treinar hoje informações sobre como realizar as prestações de contas do PDDE, trabalhando o que a escola precisa fazer e os pontos importantes que as secretarias estaduais e municipais precisam se atentar em relação ao sistema de prestação de contas”, disse.

As palestras foram baseadas nos questionamentos recebidos no formulário de inscrição. Os participantes ainda puderam esclarecer dúvidas a respeito de todo o processo de prestação de contas do programa.

Repasses do PDDE

O dinheiro do programa é repassado diretamente às escolas públicas. Para receber os valores, é necessário que as unidades de ensino estejam com os dados cadastrais atualizados no sistema PDDEweb e não possuam pendências nas prestações de contas de anos anteriores.

O webinar foi transmitido no canal do FNDE no YouTube, e pode ser acessado a qualquer momento.

fonte FNDE


Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise

25 a 27 de outubro de 2021 / Brasília – DF
Presencial. Curso Especial para convenente e concedente, com práticas sobre as etapas de execução, elaboração, apresentação e análise da prestação de contas; inclui estudos de caso e apontamentos sobre falhas e irregularidades analisadas pelo TCU e CGU, com demonstração representativa das novas funcionalidades da Plataforma +Brasil

1. Apresentação

*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2008. Recente Atualização Outubro 2021.

O órgão ou entidade que transferir, receber ou aplicar recursos públicos é obrigado a prestar contas, sob pena de sofrer as sanções previstas em lei e de comprometer o fluxo de recursos, mediante suspensão de transferências voluntárias. Ao término da vigência do instrumento que efetuou a transferência, deve o responsável pela execução (convenente) apresentar a prestação decontas e o órgão repassador dos recursos (concedente) analisá-la e aprová-la.

No módulo de prestação de contas da Plataforma +Brasil, os convenentes devem registrar, obrigatoriamente, todos os procedimentos de execução realizados, ou seja, licitações, contratos, documentos liquidados, ingressos de recursos e pagamentos, como também gerar os relatórios de execução. Sem esses registros, alerta o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, não será possível elaborar a prestação de contas e enviá-la para análise.

Esse processo eletrônico de prestação de contas dos convênios pode ser acompanhado diariamente mediante consulta ao Portal dos Convênios, que identifica cada transação e permite, inclusive, cruzamentos de informações com outros bancos de dados oficiais (da Receita Federal, por exemplo). Tudo isso confere maior consistência, segurança, transparência e agilidade a todo processo de execução.

Sabe-se que é elevado o passivo de contas não apresentadas ou não analisadas. Segundo já mencionado pelo TCU, no exame das contas do Governo Federal, registros indicam enorme estoque de prestações de contas não analisadas, bem como de ainda não enviadas pelos convenentes, apesar de o prazo de apresentação encontrar-se esgotado.

Diante desse quadro, torna-se claro que os órgãos concedentes têm que realizar enorme esforço na formação e treinamento de equipes voltadas para a gestão das transferências voluntárias de modo a imprimir, como preconiza a CGU, eficiência, eficácia e efetividade à aplicação dos recursos pela União por meio desse instrumento.

A prestação de contas de parcerias firmadas entre União e estados, municípios e organizações da sociedade civil será aprimorada, por meio de metodologia de avaliação de riscos. Com a publicação da Instrução Normativa Interministerial nº 5, de 06 de novembro de 2018, o Governo Federal instituiu parâmetros, regras e diretrizes para o aperfeiçoamento dessa etapa da execução dos convênios e contratos de repasse. A medida é direcionada aos concedentes – órgãos e entidades do Executivo Federal responsáveis pela transferência de recursos, acompanhamento e prestação de contas.

A Orzil faz a sua parte ao realizar esse curso, desenvolvido para oferecer elementos práticos, objetivos e atuais aos profissionais dedicados à gestão de convênios, no que tange à elaboração e análise de prestação de contas na Plataforma +Brasil, sob a égide do Decreto nº 6.170/2007, da Portaria Interministerial nº 424 de 30.12. 2016 e legislação correlata.

Incluímos a IN nº 01, de 14 de fevereiro de 2019, publicada  em 27/02/2019, que estabelece regras, diretrizes e parâmetros para aplicação do procedimento informatizado de análise de prestações de contas dos convênios e contratos de repasses, enviadas a partir de 1º de setembro de 2018.
Apresentação Vídeo+


2. Objetivos

Capacitar profissionais para atuar na elaboração e na análise de prestação de contas de convênios celebrados com a Administração Pública Federal, de forma prática e objetiva, no novo módulo de prestação de contas do SICONV.
Cursos Realizados (Fotos)+

3. Metodologia

A metodologia do Curso, que será interativa, busca estimular a reflexão; alterna exposição dialogada e a troca de experiências entre os profissionais; apresenta exemplos e exercícios práticos voltados para a formalização e análise das prestações de contas; atribui ênfase à realidade das instituições e à busca de solução para problemas verificados na execução dos convênios.

Disponibilizamos notebooks aos alunos com apostila digital, em PDF, visando à facilitação do aprendizado.


4. Público Alvo

– Analistas de prestações de contas.
– Auditores e controladores internos e externos.
– Procuradores, advogados, administradores, prefeitos, vereadores e consultores.
– Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeiras e jurídicas.
– Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio.
– Funcionários do Sistema “S”, OSCIPs, ONGs, OSs, universidades, fundações, institutos, agências, autarquias e empresas estatais que utilizam recursos federais.
– Profissionais voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
– Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal.
– Estudantes de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de economia, administração pública e finanças públicas.
– Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.
Confira alguns clientes Orzil +


5. Programação

I – Noções sobre o controle da administração pública federal

– Controle Externo

– Controle Interno

– Controles internos da gestão

– Controle social

– Princípio da continuidade Administrativa

– Responsabilização/Responsabilização solidária

– Providências por parte de autoridades antecessoras e sucessoras

– Conceitos importante no âmbito do controle

1.1. Aspectos importantes no âmbito do processo de Prestação de Contas 

– Processo administrativo de execução

– O dever e a importância de comprovar a boa e a regular aplicação de recursos públicos

– Objetivos da prestação de contas

– Consequências da não comprovação da boa e da regular aplicação de recursos públicos

– Hipóteses de prejuízo ao Erário

– Responsabilidades de quem apresenta e de quem análise a prestação de contas.

1.2. Principais falhas, Impropriedade/irregularidades no âmbito de convênios

Exemplos:

– Direcionamento na licitação

– Preços manifestamente inexequíveis

– Ausência/insuficiência de elementos comprobatórios de realização de cursos, seminários ou similares

– Ausência de celebração de contrato na forma estabelecida pela Lei nº 8.666/93/ Nova Lei nº 14.133/2021

– Atraso na apresentação da prestação de contas

– Não utilização de pregão preferencialmente o eletrônico

– Não atingimento dos objetivos pactuados

– Recolhimento do saldo remanescente após o prazo regulamentar

– Ausência de controle patrimonial dos bens adquiridos com recursos de convênios

– Desvio de finalidade na utilização dos bens adquiridos com recursos de convênios

– Ausência de pesquisa de preço nos procedimentos licitatórios, dispensas e inexigibilidades

– Realização de despesa após a vigência do convênio

– Alteração de objeto sem os procedimentos adequados

1.3. Ações preventivas objetivando eliminar falhas, erros e impropriedades na execução/prestação de contas

1.4. Critérios para o trato e saneamento de impropriedades detectadas

1.5. Critérios para resposta a diligências da concedente/controle

II – Plataforma +Brasil – Execução Convenente (Anualizada com a Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021)

– Novas Funcionalidades

– Dispositivos Gerais

– Providências iniciais após o recebimento dos recursos

– Aspectos legais da execução e da prestação de contas pari passu

– Entendo dos aspectos gerais do sistema de convênios do Governo Federal

2.1. Registro da Execução do Convênio

– Visão geral das fases da despesa pública

– Empenho

– Liquidação

– Pagamento

2.2. Registro da Execução do Convênio – OBTV

– O que é OBTV

– OB x OBTV

– Tipos de OBTV

– Macro-Fluxo OBTV

– Quadros mentais e identificação dos fluxos

– Análise de usuários e perfis

– Roteiro para a prestação de contas

– Vedações e limitações quanto ao uso dos recursos

– Dados gerais

– Fornecedores e dirigentes de fornecedores

– Dados e cotação dos itens

– Inserção de arquivos do processo de execução e orientações gerais, legais e técnicas Contratos

– Itens do contrato e associação às metas do convênio

– Inserção de arquivos contratuais e orientações gerais, legais e técnicas Documentos de liquidação

– Tipos de Documentos de Liquidação

– Preencher e anexar dados do documento de liquidação

– Inserção de arquivos de liquidação das despesas e orientações gerais, legais e técnicas

– Vinculação de metas, etapas, licitação e itens ao documento de liquidação

– Informar metas e etapas do cronograma físico a ser liquidado, bem como o bem informado no plano de aplicação detalhado Tributos

– Relacionar tributos federais, estaduais e municipais- orientações legais e técnicas quanto à gestão dos tributos retidos

– Roteiro e procedimentos para pagamento com OBTV

– Informar os recursos de repasse, contrapartida ou de aplicação a ser utilizado para o pagamento do fornecedor Registro de Ingresso de Recursos

2.3. Relatórios de Execução

– Tipos de Relatório

– Elaboração

– Aprovação

– Envio para análise

– Orientações técnico-legais e procedimentos quanto aos relatórios de execução

2.4. Registro da Prestação de Contas

– Limite para apresentação da prestação de contas

– Concedente – registros básicos de gestão do módulo

– Objetivos alcançados e eventuais dificuldades encontradas na execução do objeto

– Relatórios gerados na execução do convenente

– Recolhimento dos recursos não aplicados

– Envio a prestação de contas para análise da concedente

2.5. Execução Concedente – Análise Técnica e Financeira da Prestação de Contas 

– Comprovação/aprovação da Prestação de Contas

– Requisitos fundamentais para as análises técnica e financeira

– Aspectos e elementos da análise Técnica e Financeira

– Simulação de análise técnica e financeira

– Solicitação de complementação da prestação de contas

– Rejeição da prestação de contas

– Aprovação da prestação de contas, com ou sem ressalvas

2.6. Prestação de contas por procedimento informatizado de instrumentos operacionalizados na Plataforma +Brasil – INs nº 5, de 06/11/2018 e nº 1, de 14/02/2019.

– Noções gerais

– Requisitos

– Condições

– Prazos

– Valores

– Resultado da aplicação das trilhas de auditoria da CGU


6. Palestrantes

Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba+

7. Motivos para você escolher a Orzil

– A Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de Professores Renomados de competência comprovada pela formação acadêmica e experiência profissional. Informações+

– Disponibilizamos Internet Fibra Óptica, Notebook Individual, Apostila Digital e Material Complementar nos treinamentos, visando à facilitação do aprendizado. A Orzil, que procura ser ecologicamente correta, tem em mente não apenas a modernização da tecnologia, mas também a economia no uso de papel: temos a estimativa de que, em um ano, pouparemos cerca de 400.000 folhas em nossos cursos.  Equipamentos Orzil+

– Auditórios Master e Executivo. Em região estratégica de Brasília, no Setor de Rádio e TV Sul – SRTVS, área central da Capital Federal, ao lado do Eixo Monumental e a poucos minutos dos ministérios e do Congresso Nacional, situam-se os auditórios da Orzil. O Edifício dos auditórios dispõe de estacionamento privativo e praça de alimentação, com excelentes restaurantes executivos. Mapa e Localização+

– A Orzil procura ser ecologicamente correta, Empresa Eco. Atuamos na distribuição de kits ecológicos com materiais recicláveis em todos os treinamentos. Informações+

– Alunos Orzil recebem Kit Executivo completo: bolsa/mochila, caderno de anotações, garrafinha, crachá, estojo com material completo, certificado de participação etc. Fotos+

– A Orzil oferece Alimentação Diferenciada: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo com buffet completo todos os dias. Fotos+

– Para maior agilidade e segurança, disponibilizamos aos clientes Orzil Estacionamento Privativo, gratuito e coberto. Como Chegar+

– Alunos Orzil participam do Programa Social, criado em 2008, ao realizar a inscrição em nossos cursos. Informações+

– A Orzil sabe que você é especial, gosta de fazer escolhas inteligentes, fundamentadas na qualidade e atendimento. Por isso lançamos, em 2011, o Cartão Fidelidade, para clientes especiais, clientes Orzil. Informações+


8. Investimento

Curso de 3 dias, Carga horária de 24h: R$ 3.247,00
Formas de Pagamento: Depósito Bancário; Nota de Empenho; Ordem ou Autorização de Fornecimento; Boleto Bancário; e Cartão de Crédito (este em até 6 vezes, pelo Pag Seguro).

9. Data / Carga Horária

– Data: 25 a 27 de outubro de 2021 / Brasília – DF
– Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (Intervalo para o coffee break: 10h e 15h30, Almoço: 12h)
– Carga horária: 24h

10. Locais dos Cursos

Os auditórios da Orzil situam-se na área central de Brasília, ao lado do Setor Hoteleiro Sul e a poucos minutos dos ministérios e do Congresso Nacional. Para maior agilidade e segurança disponibilizamos aos clientes Orzil estacionamento privativo e coberto. Mapa do Local+ / Lista de Hotéis+

Auditório Master –  Setor de Rádio e TV Sul – SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Salas 334/335, Edifício Novo Centro Multiempresarial (Mesmo local do escritório Orzil), Bairro: Asa Sul ,  Brasília – DF Fotos+

Auditório Executivo –  Setor de Rádio e TV Sul – SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Salas 336/337, Edifício Novo Centro Multiempresarial (Mesmo local do escritório Orzil), Bairro: Asa Sul ,  Brasília – DF  Fotos+


11. Dados da Empresa

Informações para cursos presenciais:

Grupo Orzil
Orzil Consultoria e Treinamento Ltda

CNPJ: 21.545.863/0001-14
Inscrição Estadual: 07.704.468/001-34
Endereço: SRTVS, Q.701, Bloco “O”, Sala 601, Ed. Novo Centro Multiempresarial, Asa Sul
CEP: 70.340-000, Brasília – DF

Documentações Legais:
Dados Bancários+ / Certidões legais+ / Atestados de Capacidade Técnica+ / Extratos de inexigibilidade+
Obs: temos outras informações, documentação e fundamentações jurídicas para, a seu critério, instruir o processo de dispensa e inexigibilidade. Solicitações pelo e-mail: [email protected]

Central de Atendimento: (61) 3039-7707
Whatsapp: (61) 98240-0003

E-mails:
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Site do Grupo Orzil: www.orzil.org
Site da Plataforma Orzil: orzilonline.com.br